segunda-feira, 9 de março de 2009

Twitter, por favor, não vire a AmWay!

Se você quer entender melhor o Twitter leia a matéria de hoje publicada no Estadão. Agora, sim, temos um texto que explica de maneira fácil e didática o que é essa ferramenta. Aliás, até o momento, é o melhor conteúdo já escrito sobre o assunto. Pois bem, já que os elogios são entusiásticos, vamos aos revertérios. Exponho abaixo 10 alertas para o uso do Twitter:
1 - Enivar RTs (Retwitter), ou seja, retuitar, através de RT @quempostou
Você fica por dentro de diversas informações e consegue medir quais os temas mais clicados. No entanto, os gringos mais populares infestam esses links com todo tipo de "ware". Se você é daqueles que checam antes de Retuitar o link, já era, se não é, vai se queimar, pois alguém vai abrir o link e provavelmente deixar de segui-lo.
2 - Canal de divulgação de informações institucionais
Quando você abre o seu perfil no Twitter corre atrás de seguir todo tipo de usuário. Na boa, pra que seguir o boletim técnico da faculdade de engenharia agrícola da Universidade do Sri Lanka só porque ele te segue? Por outro lado, se você é assessor de imprensa de uma companhia e acha que o Twitter vai trazer mais gente pra ler o seu release, bom... Se a sua diretoria não abre o jogo pra imprensa tradicional, use o Twitter de forma diferente.

3 - Publicar microcontos, pensamentos, máximas
Se você, assim como eu, quiser testar o exercício de 140 caracteres (incluindo @seunome, o texto, pontuação, título e a sua assinatura #seunome) tudo bem, mas não enche o saco da galera vai. Outra coisa, se for publicar um #QUOTE cuidado, os gringos são topeiras não conhecem nada além da Rhyanna, e se irritam com frases subversivas ou de gente como Guy Debórd, por exemplo.

4 - Divulgar produtos e marcas
Naquela bobeira "de segundos" você segue o sujeito. Vai ver é um vendedor de suplementos (bombas), ou um superultramegapower USA guys of internet, ou os "How to" isso, "How to" aquilo. Enfim, divulgar produtos vale a pena quando você tem uma mercadoria interessante (Livraria Cultura, Camiseteria, Nike, UltraEco), do contrário...

5 - Identificar eventos e comunicar aos usuários
Tem uma pessoa legal da sua rede de Twitters fazendo aniversário? Nada mais simpático do que você pedir aos demais que mandem uma mensagem pra ela. No entanto, certifique-se de que realmente a data (aniversário, comemoração, realização...) seja verdadeira. E não vire um louco, frenético, nas congratulations. Outra coisa, se você não gosta da Ivete Sangalo, tente segui-la assim você não corre o risco de estragar seu passeio.

6 - Indicar links através de compactadores (migre.me, tyniurl...)
Eu sei que ser popular é uma coisa bem legal, mas pelo amor de Deus não vai ficar espalhando o vídeo da briga do CQC, tente ser um pouco mais original. Aliás, agora que o Twitter saiu no Estadão, aguenta gente, vai ser um tal de link pra BBB, novela...
7 - Fazer entretenimento (Quiz, promoções...)
Já aproveitei promoções legais, mas teve um Quiz que eu quase mandei a dona para %g#$4&! Sempre que eu acertava a resposta, ela colocava um empecilho. É treta mano, não participo mais dessas besteiras. A não ser que seja uma ação de guerrilha com questões bem criativas.
8 - Usar serviços como o Blip.fm
Você é moderninho, alternativo ou memso cool. Fudeu. A galera do Twitter não conhece o Atlas Sound, nem se liga na nova cena independente da Suécia. Agora, manda a Rhyanna para você ver...
9 - Trazer tráfico para o blog
Que traz tráfico para o seu blog o Twitter traz, mas até o momento o maior percentual de usuários é de norte-americanos. Ah, você vai escrever em inglês? KKKKKKK, os caras não lêem nem os blogs do país deles, não vão perder tempo com o seu. Calma a brasileirada vai começar a tuitar.
10 - Mais de 100 mil followers
O Twitter é igual a qualquer outra ferramenta lançada até agora no quesito Silycon Valley. É o seguinte, um grupinho lá pensa na plataforma e faz o lançamento em beta. Se não pegar, vão abrindo os complementos aos poucos até cair na graça ou esgotar a chance de fazer sucesso; se pegar, eles deixam à mercê do usuário dar a direção do hit. Por isso, tem gente lá com 400.000 followers, eles têm todos os recursos pra isso.

Considerações finais do Redator:
O Twitter é útil, tem ótima usabilidade e um quesito fundamental que eu sempre destaco: NO ADS. É por isso que não sou simpático aos links patrocinados. Se o Twitter continuar com esse perfil vai embora, se abrir para os "paid links" vai dar brecha para o surgimento de outro serviço mais interessante. Insisto: links patrocinados é o fim de carreira da publicidade online - o puro conceito AmWay.

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